31 outubro 2006

e-mail


Nos tempos modernos, uma ferramenta que se tornou indispensável tanto no meio doméstico, quanto no corporativo é o e-mail.

O e-mail ou o correio eletrônico sem dúvida é importante nos dias de hoje, pode agilizar tarefas, levar informações, relatórios importantes para o outro lado do planeta rompendo as barreiras de distância, documentar, informar, etc... Porém, esta ferramenta importante no nosso dia-a-dia está ficando cada vez mais banalizada e de difícil utilização. Vou explicar: Eu acho que nada neste mundo poderá substituir o contato pessoal, o olho no olho, visualizar as expressões faciais, etc...

Logo no início de sua gestão na empresa, precisei falar com um chefe e então disparei um e-mail a ele com a seguinte informação: Bom dia! Com relação ao assunto de ontem, preciso falar pessoalmente com o senhor . Assim que puder, poderia me atender pessoalmente? Não tomarei mais que alguns minutos!

Para minha surpresa, a resposta foi quase que imediata e com o seguinte texto: “ SUBA JÁ!”... Então fiquei pensando, como aquela mensagem havia sido entonada, uma vez que não conhecia o chefe muito bem e uma vez também que tudo o que se escreve em maiúsculo em e-mails, segundo a nova geração de internautas, é considerado um grito!

Imprimi o e-mail e SUBI! Ao entrar na sala do chefe, a primeira pergunta que fiz foi: o Sr. está bravo, chefe? E ele olhou para mim sorrindo e perguntou-me qual o motivo da pergunta. Expliquei-lhe então que eu não havia entendido a entonação da mensagem e expliquei-lhe também o significado de letras maiúsculas em e-mails. Rimos muito e realmente ele não sabia disto e que a mensagem era realmente só um “Suba aqui!” sem nenhum sentimento embutido!

É muito difícil e diria quase que impossível na rotina diária, com toda a correria e pressão das tarefas e metas a serem cumpridas, escrever um e-mail que seja entendido 100% pelo destinatário. Sempre haverá uma mensagem truncada e mal interpretada. Há que tomar-se muito cuidado ao elaborar um texto importante a ser enviado.

Algumas dicas são:

- Se você pode resolver o assunto pessoalmente, evite os e-mails. Lembre-se: No contato pessoal você vê a pessoa, enxerga além das palavras, sente o clima, as expressões faciais e corporais e consegue transmitir melhor o problema ou o assunto, evitando dissabores com os colegas de trabalho.

- Caso seja importante documentar, elabore o e-mail quando estiver com a mente concentrada somente no assunto a ser escrito; elabore o texto longe de interferências de telefonemas ou pessoas conversando ao seu redor.

- Na dúvida, evite tomar atitudes precipitadas. Se não entendeu o e-mail, faça contato com a pessoa que o enviou.

- Evite utilizar o e-mail corporativo para enviar mensagens particulares.

-Evite enviar e-mails com conteúdo duvidoso.

- Antes de imprimir e-mails, reflita se será necessário! Colabore com a natureza!

O e-mail, assim como a internet, o computador, etc... sem dúvida vieram para ficar e já fazem parte integrante de nossas vidas. Cabe a nós fazermos bom uso destas ferramentas e não esquecermos que o contato pessoal é muito mais importantes que carinhas eletrônicas, que não conseguem expressar sentimentos e muito menos calor humano!

As relações humanas no cotidiano ainda continuam sendo muito importantes e mais prazerosas. Já imaginou como seria um happy hour eletrônico, on- line? Deus me livre!

Jonas O. Comin

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