22 outubro 2006

Netwoking Interno


Uma coisa muito importante nos dias de hoje, no mundo corporativo, é o Networking.

O Networking ou rede de relacionamentos é de extrema importância para que você se mantenha conectado ao mundo corporativo e atualizado diante dos acontecimentos. A rede de relacionamentos permite que você seja lembrado, quando precisarem de você ou de suas habilidades e pode ajudar-lhe a posicionar-se em um novo emprego. O que muita gente não sabe é que o networking não é somente externo, mas também interno.

Por exemplo, é muito importante que todos da empresa em que você trabalha, saibam quais são as suas atividades e qual o departamento que você trabalha. Isto fará com que as pessoas procurem pela pessoa certa, quando necessitarem de alguma coisa. Para que isto ocorra, é necessário que você circule pela empresa, pelos departamentos, converse com os colegas e chefe de outros departamentos, divida informações, seja prestativo. Isto é o que podemos chamar de poupança profissional. Não importa se você for mal recepcionado ou ignorado, o importante é marcar presença e ser percebido por todos, agir proativamente. Este contato é muito importante, pois ninguém sabe o que acontecerá no futuro e você poderá cruzar com alguns destes colegas no futuro, em algum outro emprego ou situação.

Existem vários casos em que o subordinado vira chefe em outro emprego e acaba se cruzando com o antigo chefe na empresa em que foi trabalhar. Por isto é importante o bom relacionamento com todos e fazer o networking, tanto interno como o externo.

Nos dias atuais, esta ferramenta pode trazer grandes oportunidades e formar uma rede de relacionamentos é quase indispensável para o profissional de sucesso.

Jonas O. Comin

Nenhum comentário: