17 outubro 2006

Cuidado ao prejulgar!


Um dia destes, presenciei uma situação desconfortável, a qual devemos ter como lição e obter parâmetros para que possamos pensar a respeito!

O fato que presenciei foi o de uma pessoa que, após ter esquecido uma blusa no vestiário da empresa em que trabalha, voltou ao local e não a encontrou mais lá no lugar onde havia deixado!

Imediatamente, saiu do vestiário e ao encontrar um grupo de pessoas, perguntou se alguém teria visto a tal blusa no vestiário e explicou que ela havia esquecido e ao retornar não mais achou a mesma no local em que havia deixado. Uma das pessoas do grupo disse, quase que de imediato, sem pensar – “São 7:20h, e este é o horário em que o pessoal da limpeza, do turno da noite vai embora, talvez alguém deles tenha levado, hoje em dia têm que tomar cuidado, pois não se pode vacilar com nada que o pessoal leva mesmo.”

A dona da tal blusa, desconcertada, voltou ao vestiário e perguntou para outras pessoas que lá estavam, mas ninguém havia visto tal blusa. Foi quando então, resolveu perguntar no toalheiro, se porventura estava lá a tal blusa! Surpresa! Exatamente uma pessoa da limpeza, havia deixado a blusa lá, dobradinha, para que o dono fosse buscar! (...)

“Fulano de tal deixou aqui e disse que a blusa estava caída no chão do vestiário, disse que ficou preocupada e que alguém poderia voltar aqui para obter informações a respeito. Ainda disse várias vezes: Por favor, entregue para o dono, tá?” - comentou a funcionária do toalheiro, se referindo à funcionária da limpeza (...) que havia entregado a blusa.

Pois bem, que lições podemos tirar deste pequeno episódio, mas rico em ensinamentos?

Primeiro: Não prejulgue as pessoas. Antes de fazer qualquer acusação, procure saber todos os fatos, detalhadamente; Nunca julgue ninguém pela aparência, classe social, profissão, etc.

Segundo: Acusar alguém sem ter provas é uma coisa muito perigosa e constrangedora, que pode acabar com a imagem e ferir os sentimentos de pessoas inocentes;

Terceiro: Só se tem certeza das coisas que se vê, vivencia e presencia (pelo menos nos limites de nossa sensibilidade humana), fora isso, tudo são suposições e fruto de imaginação. É quase que primitivo em nós, humanos, pensar logo no pior. Devemos trabalhar isto, para que possamos nos transformar em verdadeiros seres humanos, cada vez melhores, inteligentes e mais desenvolvidos.

Poderíamos ainda citar mais um monte de lições extraídas da situação acima, é só refletir um pouco!

Quase que diariamente, nos deparamos com situações parecidas. Devemos ficar atentos à atitude que vamos tomar ao lidar com elas.

O mundo está cheio de gente má e inidônea, mas também têm muita gente boa, da melhor qualidade, independente da situação social e financeira e de qual função exerce na vida profissional.
Tome muito cuidado ao prejulgar pessoas e situações. Procure torna-se um ser humano melhor e construir um mundo melhor!

Jonas O. Comin

Nenhum comentário: