25 outubro 2006

O leite da vaquinha!




Existe uma estória popular que conta-nos o seguinte :

Um sábio mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistaram ao longe um sítio de aparência pobre. Resolveram, então, fazer uma breve visita...
Chegando ao sítio, observaram a pobreza do lugar: sem calçamento, casa de madeira e os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas...
Então aproximaram-se do senhor, aparentemente o chefe da família, e perguntaram-lhe:
- Neste lugar não há sinais de pontos de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

E o senhor calmamente respondeu:
- Meus amigos, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto, nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios e a outra parte nós produzimos queijo,coalhada, etc... para o nosso consumo. Assim vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora.

No meio do caminho, voltou-se ao seu fiel discípulo e ordenou:
- Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício logo ali à frente e empurre-a.
O jovem arregalou os olhos e espantado questionou o mestre sobre a ordem. Lembrou-o de que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha no precipício e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante anos, até que um dia ele retornou aquele lugar para contar-lhes a verdade do que ocorrera com a pobre vaquinha, desculpar-se e até talvez ajudar aquela pobre família. E assim o fez.

Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, frutíferas, cercas vivas, carro na garagem e crianças brincando no jardim. Ficou triste e preocupado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.

"Acelerou" o passo e, chegando lá, foi logo recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns atrás.

O caseiro respondeu:
- Continuamos morando aqui. Somos a mesma família!

Intrigado, o díscipulo perguntou ao dono da propriedade (e dono da vaquinha), como ele conseguira sobreviver sem a tal vaquinha.

E o senhor, entusiasmado, respondeu:
- Nos tínhamos uma vaquinha, que nos dava leite para nosso sustento, que caiu no precipício e morreu. Deste dia em diante, tivemos que fazer outras coisas e desenvolver outras habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

Esta pequena estória mostra que deve-se estar preparado para novas atividades e novos destinos. Não se deve se subestimar e achar que não se tem competências para realizar outras tarefas e lidar com outras habilidades. Na maior parte das vezes, faz-se sempre tudo do mesmo jeito, como sempre foi feito. Se alguém novo chega na empresa e pergunta porque isto ou aquilo é feito desta maneira, muitas vezes a resposta é a seguinte: sempre foi feito assim e eu continuo fazendo assim, sem questionar ou abordar o assunto de uma nova maneira.

Pare e reflita como seria a sua reação e as suas atitudes se caso a sua vaquinha fosse empurrada no precipício...

Jonas O. Comin

Nenhum comentário: