14 outubro 2006
Delegue o Poder!
Delegue o poder!
Para que você tenha uma equipe competente e poderosa, você terá de abrir mão do seu poder. Quando você delega poder aos colaboradores, os mesmos ficam mais confiantes, seguros de suas ações e ainda por cima o serviço acaba rendendo mais.
O contrário também é verdadeiro: se você não passar responsabilidade e poder aos colaboradores , a equipe em geral se sentirá desmotivada, sem autoridade ou responsabilidade sobre o trabalho a ser executado e por fim o desempenho da equipe cai vertiginosamente, afetando o resultado final da atividade.
Muitos chefes têm medo de atribuir poder aos colaboradores, pois querem ter sempre o poder nas mãos, achando que com isto terá sempre o controle da situação. Não é verdade! Exemplos no mundo corporativo nos mostram que líderes campeões de motivação delegam cada vez mais poder aos seus colaboradores.
Analisando bem a situação, o papel de um líder não é controlar o poder, mas sim utilizá-lo como um recurso para alcançar algum objetivo ou alguma meta.
Dividindo-se o poder, você faz com que todos os colaboradores remem para o mesmo lado, dividindo responsabilidades e aumentando a auto-estima e motivação pessoal para executar as tarefas.
A automotivação é uma das chaves para o sucesso da equipe, por isto, incentive o colaborador e dê-lhe carta branca para executar a tarefa ou atividade, da maneira que eles têm em mente e queiram realizar.
Libertar o potencial de criatividade de cada colaborador é fundamental para a obtenção de resultados.
O importante é não se esquecer de usar o bom senso na análise das situações e saber avaliar cada colaborador e suas capacidades, afinal todo mundo têm alguma porcentagem de liderança nas veias!
Jonas O. Comin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário