07 novembro 2006

O exemplo que motiva


Estamos tendo na empresa uma semana de conscientização para o uso racional de recursos (energia e água). Tivemos o prazer de receber um técnico da Eletropaulo, o Brochini, para fazer a apresentação de uma palestra sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. O Brochini, fez duas palestras muito interessantes, onde apresentou várias experiências elétricas, interativas com a platéia presente. Sempre com bom humor, conquistou a platéia e fez muita gente rir, com um estilo leve e descontraído de apresentar um assunto tão sério.

Após a primeira palestra, fomos almoçar e durante o nosso almoço ele me contava algumas experiências que tinha tido como palestrante. Disse-me que em uma das palestras que fez em uma certa empresa, como sempre faz, escolheu uma pessoa aleatoriamente na platéia e então começou a falar sobre o assunto e a fazer as costumeiras experiências elétricas. Fez com que a pessoa escolhida vestisse as roupas de segurança, colocasse as luvas, óculos, capacete, etc. E durante a explanação da experiência, ia brincando e fazendo o seu teatro. Percebeu que a platéia estava concentrada demais e no ambiente havia um silêncio de dar medo!

Então pensou: porque será este silêncio? E prosseguiu com a experiência e no final a platéia riu timidamente, como se estivessem com receio de alguma coisa...

No final da palestra, a pessoa que havia participado da dinâmica subiu novamente ao palco e se apresentou ao técnico: “olá meu jovem, eu sou o presidente da empresa e vim lhe agradecer por ter me escolhido para participar de sua apresentação. Sempre tive vontade de participar nas apresentações e em dinâmicas internas, mas nunca sou convidado. As pessoas evitam me convidar, só porque sou o presidente.”

O Brochini não sabia que ele era o presidente da empresa, por isso o escolheu aleatóriamente.

Depois deste relato, fiquei pensando como é importante a participação de diretores e presidentes nos eventos das empresas. O status às vezes tolhe as pessoas de participarem ativamente de certos eventos importantes, onde são reunidos os empregados e as chefias e cria certa distância entre o chão de fábrica e o topo da administração.

Todas as vezes que um diretor ou presidente de uma empresa participa das atividades, marca ponto com os empregados, porque deu o exemplo e esteve presente. Demonstra que o status não o impede de se aproximar e ouvir o que a empresa pensa.

Lembro-me de um texto do Max Gehringer, onde ele fala sobre um projeto de implantação de crachás em uma determinada empresa e que os empregados somente adotaram realmente a idéia depois que os diretores e o presidente começaram a usar.

A participação faz a diferença e o exemplo é muito importante. Faz parte do processo de motivação a participação ativa dos diretores e presidentes das empresas em eventos internos, mostrando aos empregados que eles também são pessoas normais, acessíveis e humanas.

Jonas O. Comin

Nenhum comentário: