10 maio 2012

Amizade x Trabalho


Temos que concordar de que é muito mais fácil trabalhar com pessoas com as quais temos afinidade do que bater de frente com um ou outro com quem não se dá bem no ambiente organizacional. Nada mais natural do que estender uma amizade de trabalho para fora dele em happy-hour às sextas-feiras ou mesmo em viagens de finais de semana, ja que é com os colegas de trabalho que se passa boa parte do dia. Por isso mesmo é normal quando os laços de amizade ultrapassam as barreiras do horário comercial.
Mas cuidado! É necessário ter bom senso para não misturar as coisas. Amigos, amigos, negócios à parte. Dividir problemas com o colega de trabalho é saudável, mas é muito importante não misturar as coisas e saber separar bem entre uma coisa e outra. Ter um superior como amigo fora do local de trabalho não significa ter regalias durante o expediente. Um amigo de fim de semana pode, e deve, chamar a sua atenção quando necessário e você, como bom profissional, não pode relaxar suas atividades simplesmente porque quem vai corrigi-las é seu amigo.
 É possível e necessário saber dosar a relação de amizade dentro e fora do trabalho. Os segredos para isso são a maturidade e o respeito à hierarquia.  Muitas empresas não contratam pessoas que têm uma relação de maior proximidade, como marido e mulher ou namorados, justamente por temer que as mesmas “confundam as coisas” e não saibam separar a relação pessoal da profissional. “Se um for chefe do outro pode ser que haja uma confusão hierárquica. Por exemplo: será que na hora de uma bronca, a mesma vai ser na intensidade correta e necessária?
Amizade x Trabalho
 - Para uma relação saudável, deve-se separar o profissional do amigo
 - Assuntos pessoais não podem ser discutidos dentro da empresa ou em horários de expediente
 - Evite o tratamento diferenciado e quando for necessário corrigir um comportamento ou dar uma bronca, seja o mais profissional possível e não deixe que a amizade interfira.
Como já dissemos: Amigos, amigos - Negócios à parte!
Jonas O. Comin
Texto base: Inovesempre

Nenhum comentário: