24 maio 2012

Para sermos melhores!

No mundo corporativo moderno a convivência tem se tornado um exercício difícil! Há que se concordar que não é fácil entender as pessoas, o que cada um crê ser o correto, as concorrências, os "eu acho que..." e por ai vai!
A principal chave do mundo desde a sua existência é o relacionamento. Quem conseguir  captar a essência desta arte com certeza se sairá melhor e se destacará, tanto social quanto profissionalmente.
As dificuldades, os erros e embates existem e isto pode ser visto como muito positivo, pois nos serve para crescermos espiritual e socialmente.
Um dos pontos chaves para o bom convívio é a afetividade. 
 A afetividade nos impulsiona à motivação ou a inibição, com impressões agradáveis ou sofríveis, que geram percepções que oscilam da dor ao prazer, da satisfação à insatisfação, da alegria à tristeza. Dessa maneira, ela exerce grande influência sobre o pensamento e sobre grande parte da conduta da pessoa.
            Como seres sociais, necessitamos conviver com outras pessoas e, para uma convivência saudável, é importante que busquemos um equilíbrio no desenvolvimento das dimensões racional, afetiva, física e espiritual. Aquele que for equilibrado nestas dimensões, será considerado uma pessoa madura, que busca soluções inteligentes e coerentes em um relacionamento saudável.
 Sendo assim, podemos nos perguntar: como nos tornar indivíduos maduros e se relacionar bem com os outros?
            Nada é para sempre! Estamos de passagem por aqui. Devemos nos concentrar na busca eterna da perfeição. Quem quer realmente amadurecer procura o desenvolvimento de seu mundo afetivo, interessando-se pelas pessoas, pelos amigos, parceiros, colegas de trabalho e seus problemas, sensibilizando-se com as realidades da dor e do amor. A falta de afeto traz conseqüências graves ao indivíduo, dentre elas podemos citar as compulsões, a dificuldade no relacionamento, a agressividade, o ciúme, a possessão, a baixa auto estima e outros problemas que acabam afetando, também, a vida profissional. É por este motivo que devemos desenvolver a harmonia por onde quer que passamos.
Devemos entender que ninguém trilha sozinho os caminhos, precisamos um do outro para o sucesso. Porque tornar nossas vidas e as situações mais complicadas do que já naturalmente são?

Sugiro que após ler este texto, você veja este post do blog: http://comincorp.blogspot.com.br/2011/02/quem-dobrou-teu-para-quedas-hoje.html
Portanto, ficam aqui algumas dicas para viver em harmonia:

Use seu poder de empatia. Coloque-se sempre no lugar do outro para poder entendê-lo;
- Coloque-se sempre à disposição;
Nunca ponha o dedo na ferida. É muita covardia e falta de sensibilidade utilizar as fragilidades do outro para tentar magoá-lo;
- Jamais leve os problemas do trabalho para o lado pessoal;
- Não tente encontrar o culpado para um problema;
- Mude o comportamento e não os sentimentos. É mais fácil tratar bem alguém do que fazê-lo gostar de alguém;
- Exerça a cidadania e estabeleça uma relação amistosa, pacífica e harmoniosa com as pessoas ao seu redor;
- Construa e não destrua!
- Use o diálogo: Não existe nada que o diálogo não resolva;
- Aprenda, sempre!
- Elogie sempre os seus amigos e parceiros diários - Sempre!
- Pense  positivo e seja feliz;
- Promova diálogos alegres, conte piadas, ria bastante!
- Abrace! Abrace demorado! Coloque o seu coração em sintonia com o do seu parceiro e amigo!
- Olhe nos olhos das pessoas enquanto fala!
- Ouça muito...fale pouco! A natureza é sábia!
- Não promova comentários desnecessários e nem "leve e traga" assuntos que só dizem respeito ao seu meio profissional ou pessoal ou ainda algo que ouviu de seu parceiro ou pessoa próxima;
- Evite as fofocas e a "rádio peão";
- Cante, assobie, pense positivo, irradie alegria!
- Erre, mas tente acertar mais do que errar...
- Concentre-se!
- Não tome as dores dos outros e não induza as pessoas ao erro;
- E uma coisa muito importante, talvez um pouco esquecida nos dias de hoje - ORE!!!

Enfim, estas são algumas dicas para se tornar uma pessoa melhor, mais querida e de fácil convívio. Um ser humano notável! Tornar este mundo melhor! 

São algumas dicas que servem tanto para a vida pessoal como para a profissional. Lembre-se que no mundo corporativo existe uma hierarquia a ser seguida, o Chefe é o Chefe e ninguém precisa gostar ou amar o chefe ou o seu parceiro de trabalho, mas o respeito e a boa convivência devem sempre prevalecer!

A vida é curta e o que fica são as lembranças. Não podemos esquecer de que o hoje se chama "Presente"...E por ser um presente, façamos dele o melhor a cada dia, porque o passado já se foi e o futuro só depende de nós! Vamos lapidando nossos diamantes diários e só assim seremos melhores!

Que sejamos melhores enquanto existirmos!

Jonas Odécio Comin
Outono/2012




            

Um comentário:

Anônimo disse...

Jonas Essa é a essência da sabedoria! Tantas coisas são ditas a respeito do ser humano, e o que você escreve acima contém tudo que é importante. Resumindo: Fé, respeito, solidariedade, discrição, parceria, comprometimento. E sabe o que mais? Tenho certeza que, como os meus, os seus pais também não utilizavam em casa a palavrinha "ética", mas souberam praticá-la e transmití-la integralmente! Muito obrigada por compartilhar e nos relembrar de conceitos básicos e fundamentais para sermos melhores como "gente", para sermos felizes!!! E muito obrigada por me permitir fazer parte da sua equipe e seguir sob a sua sábia batuta! Lucia Bassan Borges.