22 maio 2012
Conflitos no ambiente profissional
"Pessoas não resistem a mudanças. Elas resistem a serem mudadas.
(Peter Scholtes)
Todo ambiente de trabalho é complexo, pois estamos lidando com seres humanos com diversas opiniões, crenças, atitudes, comportamentos, perfil e características diferentes. Sempre queremos que as nossas opiniões e idéias sejam aceitas, porém sempre existe uma melhor e prevalece o bom senso, objetivando o melhor resultado para a organização com um todo. Quem nunca passou por problemas com seus colegas de trabalho? Afinal ficamos a maior parte do nosso tempo no ambiente do trabalho do que em nossa própria casa, com os nossos familiares. Veja abaixo, as principais causas e soluções para os conflitos profissionais, sugeridas por diversos coaches, especialistas e consultores em mercado de trabalho:
1.RUÍDO NA COMUNICAÇÃO
Além de ser o mais frequente, é também o empecilho mais amplo de todos, pois pode ser provocado por diversos fatores. Um deles é a falta de clareza nas ordens. Um gerente passa uma instrução, mas às vezes faz isso de forma muito rápida e a equipe não entende tudo. Ao invés de tirar as dúvidas, ela deduz o que o líder quis dizer e acaba entregando um resultado diferente do esperado. Outra coisa é a própria estrutura de um lugar que pode gerar complicações na hora de se comunicar. Em empresas muito grandes geralmente um profissional se reporta a diferentes chefes. Como cada um tem um estilo de liderança e cada um delega tarefas diferentes, se não houver um sistema bem estruturado a pessoa pode haver confusão.
SOLUÇÃO
Como a comunicação é responsabilidade das duas partes, o ideal é que tanto o emissor seja claro, quanto o receptor avalie se entendeu o recado. Fale com as suas próprias palavras o que a pessoa disse e pergunte : é isso que você está querendo? Outra saída é usar os canais de comunicação da empresa, que podem ser desde as reuniões de acompanhamento de objetivos até jornais internos ou portais de informações. Qualquer meio que cumpra o objetivo de comunicar os assuntos da empresa de forma oficial ajuda a evitar boatos e estresse! Evite a qualquer custo a "Rádio Peão"!
Veja este post do CominCorp: http://comincorp.blogspot.com.br/2012/05/ruidos-na-comunicacao.html
2.AUSÊNCIA DE FEEDBACK
Problema muito famoso e também está relacionado a comunicação, porém é mais específico: diz respeito a falta de troca de opiniões e da busca pelo retorno dos membros da equipe. A maioria dos gestores não faz o acompanhamento que deveria fazer. Falta um monitoramento e uma resposta em relação ao trabalho entregue pelo profissional. Quando um líder não escuta sua equipe ele não sabe o que está acontecendo no meio deles, quais são as dificuldades e até quais as sugestões. Ouvir, nestes casos, é uma grande virtude (Para ambos os lados)!
SOLUÇÃO
Avaliação 360º - Uma ferramenta muito eficaz na promoção de uma comunicação aberta, pois permite que o profissional seja analisado tanto pelos seus superiores quanto por aqueles que ocupam uma posição menor. Ela consiste em uma pessoa ouvir do seu chefe e dos seus pares quais são os seus pontos fortes e fracos. A ideia é que todos sejam avaliados por todos! No caso de o gestor não fazer o acompanhamento e buscar o parecer da equipe, cabe ao funcionário perguntar para o chefe : qual é a minha participação neste processo? ou o que posso fazer para ajudar? A demonstração de interesse é fundamental!
3.FALTA DE DISCIPLINA
Existe uma cultura brasileira de não respeitar horários, que é muito prejudicial ao funcionamento de uma empresa. Você marca uma reunião às 10h, só que um chega às 10h15, outro às 10h20, a reunião nunca começa no horário, sem dizer as conversas paralelas durante a reunião, ou como dizemos as reuniões dentro da reunião! Além desse problema com o relógio, há também uma falta de disciplina no cumprimento de metas. Alguns profissionais têm dificuldade em respeitar prazos e, quando são cobrados, dizem que já estão entregando ou estão sempre dando um jeitinho brasileiro.
SOLUÇÃO
Para isto a solução é bem simples: aplique punições! Quando você marcar uma reunião avise a todos que existe uma tolerância de cinco minutos e que, passado esse tempo, ninguém mais entra na sala. Pode ser que uma medida radical gere algum estresse inicialmente, mas as pessoas acabam se adaptando e aprendendo a ser mais disciplinadas.Outra opção é aplicar uma punição que atinja o bolso dos profissionais. Por exemplo, quando assumiu a presidência da Volkswagen do Brasil, o alemão Thomas Schmall começou a "multar" os executivos que se atrasavam para reuniões agendadas. Ao final do ano, o dinheiro era doado a instituições de caridade.
4.FALTA DE PROFISSIONALISMO
Algumas pessoas se esquecem de algo óbvio e que nem precisaria ser mencionado: no horário de trabalho deve-se trabalhar. Ao invés de resolver questões da empresa e cumprir com as suas funções, alguns usam boa parte das suas oito horas para lidar com assuntos particulares ou até para o entretenimento. Ligações pessoais, acesso às redes sociais, conversas nos mensageiros eletrônicos são exemplos de práticas que muitos fazem em detrimento do trabalho. E o que dizer de "passar a mão na cabeça" de marmanjos que deveriam ser comprometidos e profissionais, mas que ficam com comportamentos infantis, esperando uma recompensa e até mesmo fazendo chantagens emocionais tanto com os chefes como com os seus pares! Isto denota uma falta de profissionalismo tremenda! Evite, se possível, se envolver em comportamentos desta natureza!
SOLUÇÃO
O bom senso por parte do funcionário seria o mais indicado, mas se o mesmo não o tem, o mais recomendado é atuar como Chefe...o que às vezes pode não ser uma atitude muito simpática, porém necessária!
Jonas Odécio Comin
From: Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário