25 outubro 2006

Dicas de bom relacionamento profissional


Sempre falo aos meus amigos de trabalho que o difícil na empresa não é trabalhar, mas sim administrar o relacionamento pessoal diário. O relacionamento humano! Está cada vez mais difícil fazer-se entender, ser ouvido, chamar a atenção, opinar sobre alguma coisa, sem que um telefonema interrompa ou que a pessoa com quem você está falando fique olhando no relógio ou se distraindo com o computador enquanto você fala. O relacionamento humano não é fácil de administrar, principalmente quando envolve fofocas e críticas de uma pessoa à outra e você fica justamente no meio da linha de tiro. É preciso muito jogo de cintura para não magoar ninguém e muito cuidado ao dar opiniões ou palpites. Para minimizar isto, aí vão quatro dicas básicas, com o intuito também de manter um bom relacionamento profissional.

1. Fale com todos, cumprimente todos na empresa. Nada mais antipático do que aquele profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores.As palavrinhas mágicas - "bom dia", "por favor" e "obrigado" - são obrigatórias no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho, do faxineiro ao presidente da empresa.

2. Se alguém lhe pedir um favor, uma ajuda em alguma tarefa ou trabalho, e você puder atender, faça. A boa convivência no dia-a-dia de trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Seja sempre proativo e atenda a todos com boa vontade. A retribuição virá, com certeza, quando você necessitar.

3. Evite mentiras! Mesmo as chamadas "mentiras brancas" podem prejudicar a sua imagem profissional. Se precisar se ausentar do trabalho, por exemplo, em razão de algum motivo pessoal, conte a verdade ao seu chefe e não invente doenças ou lutos. A mentira, quando descoberta, mesmo que seja pequena, pode causar grandes estragos na sua carreira.

4. Evite repreender ou criticar as pessoas, principalmente subordinados, na frente dos outros. Se precisar fazê-lo, que seja em particular. Chame a pessoa para um lugar reservado ou uma sala privada e converse objetivamente sobre a questão. Não misture críticas profissionais com pessoais. Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes. Lembre-se da regra universal: elogios públicos, críticas privadas.

Estas são as quatro regrinhas básicas para manter um bom relacionamento profissional, lembrando sempre das três palavrinhas mágicas, que são mágicas mesmo e abrem muitas portas: “bom dia (boa tarde/boa noite)”, “por favor” e “obrigado”! O relacionamento humano ficará muito mais humano usando-as. Experimente e confira!

Jonas O. Comin

6 comentários:

Kandy disse...

É impressionante como ser educado muda tudo, não só no mundo corporativo, mas em qualquer situação. E é mais impressionante ainda como criamos imagens negativas quando as pessoas são rudes ou grossas com a gente. Dessas, sempre nos lembramos com má impressão. Suas dicas neste blog são valiosas!

Anônimo disse...

normalmente eu lido com pessoas muito dificeis de se entender, e ser educado e ter um temperamento calmo é essencial.porisso nada melhor do q manter o equilibrio emocional e começar o dia com um belo sorriso. essas dicas não devem ficar de fora nunca. bj

Anônimo disse...

adorei suas dicas. vou tentar po-lás em prática. bj

Anônimo disse...

muito bom mesmo, mesmo sabendo que essas palavras devemos usar todos os dias, deixamos de lado.trabalho em uma empresa, que muitas vezes deixamos o relaçionamento profissional de lado, por causa do excesso de trabalho.Mas concerteza vou colocar essas dicas em pratica...
brigado

Aprofundamento Filosófico disse...

Ótimo quando se tem pessoas lúcidas seja onde for!
Um vídeo muito legal que vai falar de pro atividade
http://www.youtube.com/watch?v=_UF2m_VO-oE

gisleni disse...

muito bom. acho que todas as pessoas deveriam saber um pouco de relacionamento humano não só profissional, mas na convivência do dia-a-dia.
obrigado!