26 maio 2012

Comprometimento


Atualmente, as empresas têm buscado a contratação de pessoas comprometidas com suas responsabilidades e com seu trabalho.

Mas o que é estar comprometido com o trabalho?

Comprometer-se é mais que estar envolvido, interessado, obrigado, responsabilizado. É botar paixão no que faz, dar sempre o “algo mais”, se destacar apresentando diferentes soluções, aliando empenho, iniciativa e criatividade. Como diria um velho amigo meu, é encantar o cliente, seja ele um cliente interno (colega de trabalho) ou externo (um comprador).
O mercado hoje mais do que nunca exige pessoas que atendam às novas demandas do mundo globalizado e competitivo, que a cada dia vem enxugando postos de trabalho e exigindo pessoas capacitadas e qualificadas.
Independentemente do tamanho da organização, a expectativa do empregador é formar uma equipe sólida e eficiente que esteja realmente envolvida com a política da empresa, suas metas e resultados. Desta forma, a visão do empregado que simplesmente “cumpre” com suas obrigações está fora de propósito.
Hoje a busca é por profissionais (colaboradores) que provem mesmo a que vieram e vejam nos desafios novas oportunidades de crescimento.

Mas para que organização obtenha maior possibilidade de acerto ela devera estar atenta a alguns pontos importantes.
É muito difícil para a organização selecionar alguém já com este perfil. Isso porque, durante o processo de seleção (entrevista), todos se mostram interessados pela vaga e apaixonados pela área de atuação.
A alternativa, neste caso, é que o candidato a vaga seja mesmo observado durante certo tempo. Por isso, se você tem se sentido assim em seu emprego, console-se. A finalidade é conhecê-lo melhor, verificando até que ponto está envolvido com a empresa.
Caso esteja em busca de sua ascensão profissional, observe atentamente a sua maneira de encarar o trabalho.
Lembre-se que você passa maior parte do seu tempo dentro da empresa. Neste caso, por mais que procure “simular” uma situação, não poderá sustentá-la por muito tempo. É necessário, para um bom resultado, uma convergência de idéias e objetivos. Caso contrário, tudo ficará muito mais difícil.
Outro ponto a ser observado é a ética.

O que significa ética?

Este tem sido um aspecto bastante valorizado no meio corporativo., afinal, como contratar ou promover alguém, se não há confiança?

A competição no mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais acirrada. Se você sente isso como profissional, saiba que o mesmo acontece com as empresas: todas procuram um lugar ao sol. Por este motivo, trabalham com alternativas de aumentar sua receita, reduzir suas despesas e criar diferenciais em seus produtos e serviços. Suas equipes, além de qualificadas, precisam ser eficientes e confiáveis.  E é aí que entra a ética.

Neste aspecto, se está à procura de uma nova colocação, esteja bastante atento a alguns aspectos que lhe “incriminam” durante uma entrevista. Jamais pense em fazer algum comentário maledicente, mesmo em tom de desabafo, sobre seu emprego atual ou anterior. Esta postura desconta vários pontos de seu conceito final.

Saber trabalhar em equipe é outro ponto muito importante, preze pelo trabalho em grupo, respeitando opiniões e buscando a excelência dos resultados. Você terá ainda melhor reconhecimento se, além do seu bom desempenho, conseguir motivar a equipe que trabalha ao seu lado.

O importante é se mostrar sempre disposto ao trabalho. Isso não significa bajular ou fazer média: trata-se apenas de se sentir verdadeiramente motivado pelo que faz. Se algo não anda bem neste aspecto, talvez seja a hora de pensar melhor a respeito.

Helielcio Jesus Vieira (extraído da internet)

Nenhum comentário: