02 novembro 2006

Motivação


Um tema muito atual nas empresas de hoje em dia é a motivação dos colaboradores e de suas equipes. Sabe-se muito bem que o caminho mais fácil para motivar um colaborador é aumentar o seu pacote de regalias e benefícios.

Mas não é só isso, foram-se os tempos em que os benefícios resumiam-se em plano de saúde, seguro de vida e cesta básica. Hoje é preciso mais que isso.

É preciso pôr a criatividade para funcionar para aumentar o moral da “tropa”. Colaboradores motivados aumentam a produtividade e geram um ambiente mais sadio e descontraído.

Há vários exemplos, em empresas nacionais, que já se utilizam de alguns artifícios para motivar os seus colaboradores. Por exemplo: o day off (dia do aniversário) – o colaborador ganha o dia livre para comemorar; participação nos lucros; academias de ginástica, etc... Nos Estados Unidos, há exemplos de empresas que oferecem Limusines para levá-los para casa, uma vez que ficaram até tarde no serviço; algumas empresas oferecem salas para o repouso após o almoço e outras ainda oferecem uma semana extra de folga no período do natal. É preciso inovar. Todo mundo gosta de novidade.

Para criar planos de incentivo aos colaboradores é essencial ter em mente o seguinte:

- A flexibilidade ajuda a facilitar a vida particular dos colaboradores e aumenta a motivação. A flexibilidade pode ir de uma alteração no horário de trabalho, por exemplo, até folgas para cuidar de assuntos pessoais.

- O dinheiro não é tudo! Ajuda bastante, mas não é tudo. As pessoas gostam de elogios, de serem reconhecidas. Quando um colaborador merecer o elogio, faça-o na frente dos colegas ou através de um e-mail com elogios e agradecimento com cópias para a equipe, convide para um almoço junto com a gerência ou a diretoria, etc.

- Para começar, demonstre sempre entusiasmo nas coisas que faz, passe para todos o sentimento de responsabilidade com a empresa e suas atividades, ouça atentamente as novas idéias, seja um bom ouvinte, elogie o serviço bem feito, passe confiança à equipe e esteja sempre de bom humor.

A vitória virá devagar, mas virá! Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados e todos sairão ganhando.

Jonas O. Comin

Um comentário:

Kandy disse...

Vou mandar este texto anonimamente para o RH da editora, porque acho que eles precisam urgentemente se atualizar nesse quesito. Não há motivação naquela empresa, exceto por parte do meu chefe, que parece ter mais consciência disso. Ótimo texto, Jonas!