28 novembro 2006

Tudo é relativo!


Tudo é relativo! Já dizia o famoso Einstein. No mundo corporativo as pessoas costumam reclamar de atitudes da administração e de chefes, não parando para pensar no óbvio, na realidade e se a reclamação é realmente procedente. É o famoso “olhar para trás”.

Trata-se do seguinte: Compare as preocupações de um estagiário e de um gerente. Elas são totalmente diferentes e em um nível de importância extremamente oposto. Um dia destes, percebendo que um estagiário da empresa estava muito chateado, fui conversar com ele para saber o motivo. Ele me disse: “veja que injusto, só porque eu sou estagiário eles fazem o que quer. Será que estagiário também não é gente? Porque precisar ser assim, não tenho ninguém que me defenda ou veja minha situação, blá, blá, blá.”
Pois bem, disse eu, o que foi que te fizeram de tão grave, você pode me dizer? Quem sabe eu posso te ajudar? E a resposta foi: “eles mudaram meu horário de almoço. Antes eu almoçava às 12:30h e agora eu tenho que sair às 12:00h, não é o fim do mundo?”.

Não, não é o fim do mundo! E este não é um motivo para reclamar, não! Justamente aquele dia, as coisas estavam pegando fogo na empresa e o meu dia não estava sendo um dos melhores. Aproveitei então a oprotunidade para fazer comparativos de situações e expliquei-lhe que o nível de importância e de preocupação deve ser considerado e medido! Todas as vezes em que for reclamar de alguma situação, pare e olhe para trás! Veja quantos problemas as pessoas têm e tente avaliar o grau de preocupação e responsabilidade delas. Às vezes, chefes têm que tomar decisões que não são agradáveis aos subordinados mas que são importantes para manter a equipe e até o emprego.

No caso do estagiário, conversei e tentei mostrar-lhe que as coisas são assim mesmo, elas acontecem em nossas vidas e tudo tem um objetivo. Às vezes para melhor, outras vezes nem tanto, mas tudo vêm com algum propósito e todos com alguma lição de vida.

Na vida, o tempo é o melhor remédio para a solução de muitos problemas e é ele também quem vai nos trazendo vivência e experiência das coisas.

Diálogo: Também muito importante para resolver os problemas, tanto no trabalho quanto na nossa vida particular.

O conselho que dei ao estagiário foi: Seja proativo e tente entender a posição e as decisões da empresa, dialogue com todos sobre os problemas, não critique em vão. Você está começando a sua carreira agora e o peso da responsabilidade aumentará a cada dia e no futuro você verá que almoçar meia hora mais cedo ou mais tarde é um privilégio. Na correria do dia-a-dia ter horário fixo de almoço é raro, isto quando conseguir almoçar.

Jonas O. Comin

Nenhum comentário: