16 novembro 2006

Entendeu a mensagem?


Uma coisa que tenho observado muito no ambiente de trabalho é a comunicação das pessoas. Hoje em dia com tanta tecnologia disponível (e-mails, computadores, telefone, mensagens SMS, celulares, rádios, etc.), está cada vez mais difícil, não de passar a mensagem adiante, mas sim passá-la de forma inteligível e com a interpretação correta. Por exemplo, se você pedir a três pessoas diferentes que se dirijam a uma determinada sala e pregue um prego na parede onde será instalado um quadro, pode ter certeza que as três pessoas irão interpretar o serviço de uma maneira diferente, pregando o prego de maneiras e em lugares diferentes. Faça o teste!

No nosso dia-a-dia, temos que tomar cuidado para que a mensagem chegue ao seu destinatário de uma forma que seja bem interpretada. Na correria diária é muito comum vermos diálogos sendo interrompidos pelo celular, e-mails escritos de forma subjetiva e ordens de serviço sendo emitidas sem preocupação dos detalhes técnicos importantes para a resolução do problema ou da tarefa.

Tudo bem que no mundo atual, o tempo é importante e precioso, mas com o advento das tecnologias, o que era para ser feito de uma maneira mais tranqüila, está sendo feito na velocidade sem as preocupações devidas.

Quando surgiu o computador, as pessoas achavam que teriam tempo livre para outras tarefas, pois o mesmo é bem mais rápido e mais eficiente. Antes você tinha que fazer as planilhas de cálculo na “unha”, hoje não. Bastam apenas alguns minutos em frente da telinha mágica e lá está a sua planilha prontinha! Pois é, não é bem assim! Hoje vivemos atolados de e-mails para ler e responder, além das tarefas rotineiras. Ficamos mais ocupados do que antes.

Os e-mails não conseguem transmitir a mensagem na sua essência e às vezes isto pode tornar o dia de um funcionário uma tragédia. A informação, se não for bem clara e objetiva torna-se um perigo.

As comunicações verbais e pessoais também passam por transformações no mundo moderno. Tudo tem que ser muito rápido! As informações são passadas de pessoas a pessoas de forma diferente. Uma pessoa acha que está transmitindo bem e a outra pessoa acha que está entendendo direitinho, o que nem sempre ocorre. Quando for resolver um problema na empresa, por exemplo, nada melhor que ir até o local com o funcionário para mostra-lhe o que deve ser feito. Você pode até explicar a ele o local, como deve ser feito, o que deve ser feito, que cor você quer, qual o comprimento, a largura, a distância, etc. Se você, que é o mentor do serviço não for junto ao local e não transmitir a idéia claramente, pode ter certeza, sairá errado!

Já dizia o velho ditado – “se quiser alguma coisa bem feita e de acordo com o imaginado, faça você mesmo”. É lógico que numa empresa têm as pessoas específicas para cada tarefa, basta apenas que a informação seja passada de forma clara, objetiva e com riqueza de detalhes, para que a tarefa saia “redonda”.

É melhor perder alguns minutos a mais, passando a informação de maneira correta que passar horas consertando uma tarefa mal executada.

Não precisa ser prolixo, ninguém precisa disso. O que se precisa é aprender a se comunicar no mundo moderno e entender que cada cabeça pensa de um jeito.

Por isto, quando for passar uma mensagem adiante, certifique-se de que a mesma foi integralmente transmitida e entendida.

É isso aí! Entendeu o espírito da mensagem?

Jonas O. Comin

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