06 janeiro 2009

Conhecimento é tudo!


Um especialista foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... uma máquina que vale vários milhões de reais e que gera muito resultado para a empresa. O especialista sentado à frente da máquina pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu uma volta e meia em um minúsculo parafuso na placa eletrônica do equipamento.
Ao ligar o computador, verificou que tudo estava funcionando perfeitamente. O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante.

- Quanto lhe devo? -perguntou.
- São mil reais, por favor.
- Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

O especialista balançou positivamente a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente da empresa recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, assentiu com a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante, sem reclamar.
A nota fiscal dizia:

Serviços prestados:

1- Apertar um parafuso.....................1 real
2- Saber qual parafuso apertar.......... 999 reais

Esta é uma coisa que ocorre com grande freqüência no mundo corporativo. Pessoas que na hora do sufoco contam com a ajuda de profissionais experientes, porém não valorizam ou reconhecem o conhecimento do mesmo. Quanta dedicação, quanto estudo, quantas situações e experiências os bons profissionais têm que ter e se deparar para que se atinja um nível de excelência e conhecimento.

Não tem dinheiro que pague o conhecimento! Conhecimento no mundo moderno é poder, é tudo!

Jonas Odecio Comin

Nenhum comentário: