21 dezembro 2012

As Redes Sociais, a Tecnologia e as Pessoas

Desde que surgiram o e-mail, os mensageiros eletrônicos,  o tal do Facebook e as redes sociais, as pessoas em geral e  principalmente os jovens,  têm passado horas a fio na frente dos tablets, celulares e computadores postando fotos, mensagens aos amigos e revelando muitas vezes a sua intimidade e a da sua família.

Pois bem,  apesar de ser um cara extremamente tecnológico, acredito que o Facebook, assim como aplicativos semelhantes, mesmo sendo caracterizados como Redes Sociais ou instrumentos de trabalho,  está cada vez mais afastando as pessoas. E o pior, além disso, vêm trazendo grandes problemas na sociedade e no trabalho.

Estes aplicativos,  muitas vezes se tornam  mensageiros de recadinhos indiretos, fofocas, piadinhas ácidas, humor negro, de mal gosto, muitas vezes revelando detalhes pessoais que deveriam ser de exclusividade da pessoa e não do mundo!

 Tenho visto e-mails, mensagens eletrônicas e publicações em Redes Sociais fazerem estragos enormes, pois não há mais o diálogo. Empregados criticando ou mandando recados indesejados aos seus colegas de trabalho, pessoas tentando estragar relacionamentos amorosos ou profissionais, publicações de fotos indesejadas, agendamento de encontros que quase sempre terminam em desastres e tumultos sociais.

Adoro a tecnologia e a modernidade, podem acreditar...mas como um observador e crítico do mundo tecnológico, posso afirmar que o mundo está ficando cada vez mais perigoso e complicado com estes artifícios... Quem os usa não tem limites e nem sabedoria para usá-los!

Há que se tomar muito cuidado com as crianças que estão entrando neste mundo, orientando-as, alertando-as para os perigos, bloqueando sites indesejados e não permitindo o acesso sem a supervisão de um responsável, realmente responsável...

Fiquei sabendo de casos corporativos delicados de serem geridos,  em que  empregados publicaram comentários e fotos,  internos,  sobre o ambiente de trabalho, dos chefes e  dos colegas e, curiosamente na hora em que deveriam estar trabalhando... Como isso pode resultar em uma coisa boa, me digam!

Pois bem, o diálogo é primordial para uma relação sadia, tanto no lar, no trabalho, na escola, enfim em qualquer situação e lugar do mundo... Quantas situações de conflito ou de relacionamentos são melhores resolvidas olhando no olho da outra pessoa, expondo os sentimentos, demonstrando as lágrimas, os sorrisos, a testa franzida, os movimentos das mãos, da face! Isso sim é real e não há "emoticons" que  substituam estas situações. No final, positivo ou negativo, o resultado é sempre melhor.

O diálogo é sempre a primeira coisa a ser tentada em situações de relacionamentos delicados e conflitos.

Há também que ter a interação de pessoas mais experientes, inteligentes, maduras e neutras na solução destes casos delicados...Colocar panos quentes, é o que sempre digo... porquê "apimentar", "tocar fogo"???

No final, todos saem ganhando com o relacionamento sadio entre amigos, colegas de trabalho, casais, e outros. A atmosfera muda!...

Já publiquei aqui neste Blog um texto sobre a ética do e-mail e o perigo ao usá-lo incorretamente. Com este novo texto, o qual elaboro algum tempo depois do primeiro texto sobre o assunto, quero apenas demonstrar o quanto as pessoas complicam o dia a dia, usando indevidamente tais aplicativos.

Acredito realmente que isto (Facebook, Redes Sociais, e-mail, mensageiros, SMS, MMS, etc...) tenham vindo para ficar, mas vamos usá-los de maneira inteligente, madura, divulgando realmente o que interessa, fazendo uso destas ferramentas para o bem da sociedade, do próximo, da valorização da vida, da amizade, do bem estar, do conhecimento  e  para nos ajudar e não para atrapalhar o avanço da humanidade.

Já dizia Einstein: "Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa Humanidade!"  

Esta máxima de Einstein é bem atual e nos impele a refletir sobre nossas ações nos dias de hoje!

Quando forem a um Shopping, na casa de algum amigo ou em uma festa, observem quantas pessoas ficam "grudadas" no celular, enviando mensagens e postando nas redes sociais...é um absurdo... ninguém mais se conversa. Um dia destes um amigo meu me disse que sua sobrinha havia passado o final de semana em sua casa e para seu espanto a sobrinha e sua filha passaram o tempo todo se comunicando por mensagens, cada uma em um quarto da casa...Pasmem!

Não esqueçamos do "humano", do "racional", da "alma", da "fraternidade"! 

Que sejamos mensageiros sim,  de tempos melhores, de esperança, de amor, de paz! 

Que saibamos usar a tecnologia e  nossa inteligência a serviço do bem e do próximo, enfrentando os problemas de frente, cara a cara, transmitindo as nossas sensações, expressões, enfim vivendo na vida real e não na virtual. Vamos nos divertir com a vida virtual e com a tecnologia, vamos explorá-las, mas sem perder a essência do humano, do real, da interação física. Não deixem que isto se perca e seja um divulgador da essência da vida e vamos todos "curtir", mas com inteligência.

Jonas O.Comin
Verão/2012








Nenhum comentário: