25 fevereiro 2008

Para refletir...


Todo mundo já passou por isso alguma vez. O importante é aprender a se virar.

Uma coisa muito interessante aconteceu na administração moderna, que foi a possibilidade de mudanças de áreas, mesmo sem entender nada delas. Mas junto a isso vem o "chefe-anta", evasivo, impulsivo, repressivo, compulsivo e repulsivo.

Sabe por quê?

Se cada área comporta qualquer profissional, é possível que algumas vezes eles não saibam o que estão fazendo por lá, e aí se tornam verdadeiros imbecis, ou seja, com poder, mas pouca competência.

Para aprender a se virar, é importante reconhecer como estão essas pessoas. Seguem algumas dicas:

1. Se a pessoa é amiga ou parente de alguém, ela manda e você se cala, se for inteligente.

2. Se é um idiota que vive às custas de ameaças aos funcionários para conseguir algo para a empresa, saiba quando a ameaça é irreal e jogue o jogo dele, em silêncio.

3. Se ele está lá por razões políticas de grande interesse para a empresa, seja político e veja o quê ele precisa para continuar jogando.

4. Se tem envolvimento amoroso em jogo, não faça nada - saia de fininho e finja que não sabe de nada.

Bater de frente com qualquer um dos tipos é dar um tiro na cabeça. Seja maduro e apenas reconheça a personalidade de cada um para saber entrar no jogo. Treine o xadrez em casa. E lembre-se: cada chefe tem uma personalidade.

O chefe evasivo é provavelmente um enorme inseguro e sempre tem ao seu lado um fiel escudeiro para cobrir suas incompetências. Você tem duas alternativas com este tipo: mudar de área ou se tornar escudo dele e morrer no anonimato.

O chefe compulsivo só pensa no ontem e não tem nada que lhe faça acreditar que o futuro existe. O que move este chefe, por incrível que pareça, é a inércia - ele só pensa quando recebe ordens expressas e, assim, libera a adrenalina. Não existe plano de carreira ao lado de um chefe deste...

O chefe repulsivo é um frustrado que precisa exercer sua autoridade para ser alguém. Ele acha que tudo está sempre errado e que a vida não o tratou como ele merecia. Com ele funciona um elogio, mesmo que seja vazio. Ele precisa disso. Para ficar ao lado dele é preciso ser um infeliz, pois ele não agüenta a alegria alheia.

O chefe impulsivo muda de idéia o tempo todo. Para lidar com ele é bom ter solução para tudo, e saiba que ele sempre vai escolher a mais complicada. Mas ele pelo menos valoriza quem pensa, e é claro que o mérito será dele.

O chefe repressivo tem pavor a idéias e sugestões, tem mania de perseguição e vive na paranóia da conspiração. Elogiar, nem pensar! Com ele o único jeito é ser obediente. Se você for fiel aos absurdos dele, será feliz.


(Matéria inspirada em Max Gehringer)

Flávia Lippi é jornalista, apresentadora e criadora do Programa Repórter Eco, exibido todos os domingos, às 21h, na TV Cultura.

Nenhum comentário: