29 novembro 2012

Joelmir Beting - Homenagem de um fã!

O que dizer de um ser humano desta grandeza e com um brilho desta magnitude?

O que dizer de um ser humano admirado por todos, principalmente por mim, que sou quase um conterrâneo, pois nasci na mesma região (Leme) dele (Tambaú)!

Sábio Padre Donizetti ao orientá-lo e com isto ter-nos dado este presente!

Muito ouvi e assisti o Joelmir... Quanta sabedoria..que inveja ao vê-lo brincar com as palavras e que humor maravilhoso, ligeiro e super inteligente!

Mas... a vida é assim! Num mundo onde há a escassez de pessoas e homens bons, formadores de opinião, disseminadores de inteligência e sabedoria...lá se vai um mestre, que semeou muita coisa boa neste mundo!

É uma perda lastimável! Fará muita falta com toda certeza! O Brasil está mais pobre hoje!

Adeus Joelmir...  Esperamos honrar com seus ensinamentos!

Abaixo, reproduzo o texto da carta escrita pelo Mauro Beting, filho de Joelmir. Um texto emocionante e que mexe com a alma e o coração de qualquer filho!


"Meu pai.
O melhor pai que um jornalista pode ser. O melhor jornalista que um filho pode ter como pai.
Preciso dizer algo mais para o melhor Babbo do mundo que virou o melhor Nonno do Universo?
Preciso. Mas não sei. Normalmente ele sabia tudo. Quando não sabia, inventava com a mesma categoria com que falava sobre o que sabia.
Todo pai é assim para o filho. Mas um filho de jornalista que também é jornalista fica ainda mais órfão.
Nunca vi meu pai como um super-herói. Apenas como um humano super. Só que jamais imaginei que ele pudesse ficar doente e fraco de carne. Nunca admiti que nós pudéssemos perder quem só nos fez ganhar.
Por isso sempre acreditei no meu pai e no time dele. O nosso.
Ele me ensinou tantas coisas que eu não sei. Uma que ficou é que nem todas as palavras precisam ser ditas. Devem ser apenas pensadas. Quem fala o que pensa não pensa no que fala. Quem sente o que fala nem precisa dizer.
Mas hoje eu preciso agradecer pelos meus 46 anos. Pelos 49 de amor da minha mãe. Pelos 75 dele.
Mais que tudo, pelo carinho das pessoas que o conhecem, logo gostam dele. Especialmente pelas pessoas que não o conhecem, e algumas choraram como se fosse um velho amigo.
Uma coisa aprendi com você, Babbo. Antes de ser um grande jornalista é preciso ser uma grande pessoa.
Com ele aprendi que não tenho de trabalhar para ser um grande profissional. Preciso tentar ser uma grande pessoa. Como você fez as duas coisas.
Desculpem, mas não vou chorar. Choro por tudo. Por isso choro sempre pela família, Palmeiras, amores, dores, cores, canções.
Mas não vou chorar por algo mais que tudo que existe no meu mundo que são meus pais. Meus pais, que também deveriam se chamar minhas mães, sempre foram presentes. Um regalo divino.
Meu pai nunca me faltou mesmo ausente de tanto que trabalhou. Ele nunca me falta por que teve a mulher maravilhosa que é dona Lucila. Segundo seu Joelmir, a segunda maior coisa da vida dele. Que a primeira sempre foi o amor que ele sentiu por ela desde 1960. Quando se conheceram na rádio 9 de julho. Onde fizeram família. Meu irmão e eu. Filhos do rádio.
Filhos de um jornalista econômico pioneiro e respeitado, de um âncora de TV reconhecido e inovador, de um mestre de comunicação brilhante e trabalhador.
Meu pai.
Eu sempre soube que jamais seria no ofício algo nem perto do que ele foi. Por que raros foram tão bons na área dele. Raríssimos foram tão bons pais como ele. Rarésimos foram tão bons maridos. Rarissíssimos foram tão boas pessoas. E não existe outra palavra inventada para falar quão raro e caro palmeirense ele foi.
Mas sempre é bom lembrar que palmeirenses não se comparam. Não são mais. Não são menos. São Palmeiras. Basta.
Como ele um dia disse no anúncio da nova arena, em 2007, como esteve escrito no vestiário do Palmeiras no Palestra, de 2008 até a reforma: “explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… é simplesmente impossível!.
A ausência dele não tem nome. Mas a presença dele ilumina de um modo que eu jamais vou saber descrever. Como jamais saberei escrever o que ele é. Como todo pai de toda pessoa. Mais ainda quando é um pai que sabia em 40 segundos descrever o que era o Brasil. E quase sempre conseguia. Não vou ficar mais 40 frases tentando descrever o que pude sentir por 46 anos.
Explicar quem é Joelmir Beting é desnecessário. Explicar o que é meu pai não estar mais neste mundo é impossível.
Nonno, obrigado por amar a Nonna. Nonna, obrigado por amar o Nonno.
Os filhos desse amor jamais serão órfãos.
Como oficialmente eu soube agora, 1h15 desta quinta-feira, 29 de novembro. 32 anos e uma semana depois da morte de meu Nonno, pai da minha guerreira Lucila.
Joelmir José Beting foi encontrar o Pai da Bola Waldemar Fiume nesta quinta-feira, 0h55."

Obrigado Mauro, por compartilhar seu grande pai conosco!

Carta escrita por Mauro Beting - Publicado na Folha de São Paulo em 29/11/2012


Jonas Odécio Comin
Primavera/2012

28 novembro 2012

Redes Sociais - Cuidado!

O vídeo abaixo nos mostra o quanto ficamos expostos com as redes sociais, que cada vez mais domina nosso dia a dia!

Precisamos dosar e saber o quanto custa esta exposição e se vale a pena se expor tanto, revelando muitas vezes a sua intimidade, a sua família e detalhes de sua vida.

O vídeo é de uma empresa que cuida de segurança em Internet Bancária. Não deixe de ver, vale muito a pena!

Clique no link para ver o vídeo!

http://www.youtube.com/watch_popup?v=HuJJFKmRYS0


27 novembro 2012

Etiqueta - e-mail


Todo profissional deve se preocupar com a comunicação escrita dentro das empresas. Os e-mails, ferramentas cotidianas da vida dos funcionários, devem ganhar atenção especial nesse 

Segundo a instrutora de comunicação escrita do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), Vivian Cristina Rio, escrever corretamente um e-mail é importante porque, por meio da linguagem, transmitem-se o conhecimento e a organização de quem redigiu o texto.

"O texto pode construir ou denegrir a imagem de um profissional", afirma a instrutora, que ministra palestras sobre o tema em empresas como Nestlé, CPFL, Villares Metals e Volkswagen.

Confira abaixo as dicas para não passar vergonha ao escrever um e-mail no trabalho:

DOCUMENTO

Lembre-se de que e-mail é um documento, por isso, tudo que for redigido fica registrado e pode ser usado contra/a favor de você mesmo. Ao começar, escreva o assunto dele de forma clara, objetiva e concisa.

RESPEITO

Coloque-se no lugar de quem receberá sua mensagem para verificar se a mensagem está clara, polida e assertiva.
Não escreva palavras em caixa alta. Essa formatação pode dar a impressão, em vários idiomas, de que o locutor está "gritando". Se quiser destacar alguma ideia, use negrito, cor de destaque, sublinhado.

SAUDAÇÕES

Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. "Prezado" e "atenciosamente" são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail.
"Bom dia", "olá", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos/conhecidos. Reconheça seu interlocutor.

OBJETIVO

Deixe claro o objetivo da mensagem e procure escrever uma frase final para retomá-lo.
Por exemplo, se solicitou uma ação ou informação, encerre o e-mail com a frase "aguardo seu retorno"; se informou algo, finalize com "qualquer dúvida, estou à disposição".

CONCISÃO

Seja conciso e procure escrever frases curtas. E-mails longos, com períodos extensos tornam a mensagem menos clara e atrativa ao leitor.
Escreva em tópicos, se necessário, para garantir melhor organização das ideias e concisão. Dê espaço entre os parágrafos para facilitar a leitura.
Mas evite palavras abreviadas --principalmente em e-mails formais. Passa-se a impressão de pressa e/ou falta de cuidado com o interlocutor.

Folha de Sāo Paulo - Ediçāo digital - 27/11/2012

as 7 características de pessoas bem sucedidas



O que faz uma pessoa ser bem sucedida? Vários fatores contribuem para que isso aconteça. Mas existem algumas características que essas pessoas têm em comum. Veja, abaixo, quais são elas:

 
1.    Todas elas trabalharam duro para chegar lá. Não há dinheiro fácil no mundo. O sucesso exige trabalho duro, e só é alcançado pelos que se dispõem a enfrentar esse trabalho.

2.    Pessoas bem sucedidas são honestas. O sucesso por meios desonestos dura pouco. O vendedor mentiroso e enrolador pode garantir a primeira venda, mas certamente nunca irá criar uma clientela...

3.    Pessoas bem sucedidas são perseverantes. Tentam até conseguir.

4.    Pessoas bem sucedidas são, na maioria das vezes, amigáveis e gostam de pessoas. É isso que permite que tenham facilidade em estabelecer contato e em liderar outros, quando necessário.

5.    Pessoas bem sucedidas gostam de aprender novas coisas. Durante toda a vida. Aprender significa crescer. Curiosidade intelectual é a chave para uma das maiores vantagens na competição profissional - a informação atualizada. Aprender significa não só adquirir novos conhecimentos profissionais. Significa, também, aprender com os próprios erros.

6.    Pessoas bem sucedidas sempre entregam mais do que prometem. Essa é uma regra de ouro - prometa a menos, entregue a mais. Assim, você não cria expectativas desnecessárias. E, ao entregar o que prometeu, causará uma agradável surpresa ao entregar mais do que prometeu.
 
7.    Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa...
 

Conhecendo essas características, faça uma pequena avaliação de si mesma. Qual delas é mais importante para você? Qual é a que você considera indispensável? Qual você gostaria de incorporar ao seu comportamento profissional? Que tal escolher uma delas e "trabalhar" no seu desenvolvimento ?
 
Colaboração de Sonia Maria Garcia
Fonte desconhecida
 

 

25 novembro 2012

E-mails...!

Como estamos vivendo uma época de muita informação, vale a pena republicar o texto deste blog, publicado em outubro de 2006, com um assunto ainda muito atual e delicado! - E-mails...

 - - - 

Nos tempos modernos, uma ferramenta que se tornou indispensável tanto no meio doméstico, quanto no corporativo é o e-mail.

O e-mail ou o correio eletrônico sem dúvida é importante nos dias de hoje, pode agilizar tarefas, levar informações, relatórios importantes para o outro lado do planeta rompendo as barreiras de distância, documentar, informar, etc... Porém, esta ferramenta importante no nosso dia-a-dia está ficando cada vez mais banalizada e de difícil utilização. Vou explicar: Eu acho que nada neste mundo poderá substituir o contato pessoal, o olho no olho, visualizar as expressões faciais, etc... 

Logo no início de sua gestão na empresa, precisei falar com um chefe e então disparei um e-mail a ele com a seguinte informação: Bom dia! Com relação ao assunto de ontem, preciso falar pessoalmente com o senhor . Assim que puder, poderia me atender pessoalmente? Não tomarei mais que alguns minutos!

Para minha surpresa, a resposta foi quase que imediata e com o seguinte texto: “ SUBA JÁ!”... Então fiquei pensando, como aquela mensagem havia sido entonada, uma vez que não conhecia o chefe muito bem e uma vez também que tudo o que se escreve em maiúsculo em e-mails, segundo a nova geração de internautas, é considerado um grito!

Imprimi o e-mail e SUBI! Ao entrar na sala do chefe, a primeira pergunta que fiz foi: o Sr. está bravo, chefe? E ele olhou para mim sorrindo e perguntou-me qual o motivo da pergunta. Expliquei-lhe então que eu não havia entendido a entonação da mensagem e expliquei-lhe também o significado de letras maiúsculas em e-mails. Rimos muito e realmente ele não sabia disto e que a mensagem era realmente só um “Suba aqui!” sem nenhum sentimento embutido!

É muito difícil e diria quase que impossível na rotina diária, com toda a correria e pressão das tarefas e metas a serem cumpridas, escrever um e-mail que seja entendido 100% pelo destinatário. Sempre haverá uma mensagem truncada e mal interpretada. Há que tomar-se muito cuidado ao elaborar um texto importante a ser enviado. 

Algumas dicas são: 

- Se você pode resolver o assunto pessoalmente, evite os e-mails. Lembre-se: No contato pessoal você vê a pessoa, enxerga além das palavras, sente o clima, as expressões faciais e corporais e consegue transmitir melhor o problema ou o assunto, evitando dissabores com os colegas de trabalho.

- Caso seja importante documentar, elabore o e-mail quando estiver com a mente concentrada somente no assunto a ser escrito; elabore o texto longe de interferências de telefonemas ou pessoas conversando ao seu redor.

- Na dúvida, evite tomar atitudes precipitadas. Se não entendeu o e-mail, faça contato com a pessoa que o enviou.

- Evite utilizar o e-mail corporativo para enviar mensagens particulares.

-Evite enviar e-mails com conteúdo duvidoso.

- Antes de imprimir e-mails, reflita se será necessário! Colabore com a natureza!

O e-mail, assim como a internet, o computador, etc... sem dúvida vieram para ficar e já fazem parte integrante de nossas vidas. Cabe a nós fazermos bom uso destas ferramentas e não esquecermos que o contato pessoal é muito mais importantes que carinhas eletrônicas, que não conseguem expressar sentimentos e muito menos calor humano!

As relações humanas no cotidiano ainda continuam sendo muito importantes e mais prazerosas. Já imaginou como seria um happy hour eletrônico, on- line? Deus me livre!


Jonas O. Comin
Publicado no CominCorp em 10/2006

24 novembro 2012

Desapego

Só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partirmos...

Autor desconhecido

A lei do caminhão de lixo

"Um dia peguei um táxi para o aeroporto.

Estávamos rodando na faixa certa quando um carro preto saiu de repente do estacionamento direto na nossa frente.


O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, foi mesmo por um triz!

O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente.

Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.

Indignado lhe perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital!

Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A Lei do Caminhão de Lixo."

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo.

Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento.

À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e às vezes descarregam sobre a gente.

Nunca tome isso como pessoal.

Isto não é problema seu! É dele!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente.

Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas.

Fique tranquilo... respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.

O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia.

A vida é muito curta, não leve lixo com você!

Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.

Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.

A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!"

Livre-se dos lixos!

Arnaldo Jabor - Extraído da Internet

19 novembro 2012

Transformações e medos no mundo contemporâneo

Neste vídeo exibido pela TV Cultura, em agosto de 2012  em -  "Café Filosófico" -  o grande filósofo francês Luc Ferry e Jorge Forbes falam sobre as transformações e medos no mundo contemporâneo!

Aproveitem!




Extraído da internet/Tv Cultura/jorgeforbes.com.br

Pesquisa - Profissões e Sonhos de criança

Caros leitores do blog CominCorp,

Tudo bem?

Estamos pela primeira vez e a título de curiosidade,  fazendo uma pesquisa para saber qual era o seu sonho de criança, com relação à profissão que mais lhe agradava e que possivelmente você iria seguir quando adulto.

Muitos de nós queríamos ser engenheiros (como eu...), outros médicos, cientistas, advogados, jornalistas, enfim, tínhamos sonhos de infância e admirávamos algum parente próximo.

São duas perguntas básicas e podem ser acessadas pelo link abaixo. Não levará nem 15 segundos para responder.

Ficarei feliz com sua resposta, que será anônima e quando se encerrar, publicarei os resultados aqui no Blog. Respondam e divulguem este link.

Vamos encerrar em 30/11/2012.

Um abraço e obrigado,

Jonas O. Comin

Para responder a pesquisa, clique aqui!

18 novembro 2012

Homero



 " O sábio é aquele que venceu seus medos."

"carpe diem quam minimum credula postero." - "APROVEITE O DIA DE HOJE E NADA ESPERE DO DIA SEGUINTE!"

Homero - Poeta épico grego

16 novembro 2012

Decifre...Einstein em códigos...



Encontre nesta imagem icônica de Einstein, criada pelo artista espanhol Juan Osbourne,  os números de 1 a 9, no meio desta sopa de letras do alfabeto.

Extraído de:  http://physicsworld.com

Veja também:  http://www.juanosborne.com

Resposta ao desafio:  http://www.juanosborne.com/2010/01/playing-with-einstein/


Progresso tecnológico

"Todo nosso progresso tecnológico é como um machado nas mãos de um demente!"

Albert Einstein em carta a um amigo suísso, sobre uso de ciência na guerra

A inveja

"A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas."

Miguel de Cervantes

A pasta do psiquiatra


Esta crônica foi escrita por um grande amigo, médico e psiquiatra, que cedeu gentilmente seu texto para enriquecer nosso Blog.




Dr. Paulo Dalcim é Médico Psiquiatra em Avaré/SP

15 novembro 2012

Saúde e Sabedoria - os maiores presentes concedidos!

"Ó Divina Providência,
Eu não peço por mais Riquezas,
Mas, maior sabedoria com a qual farei melhor uso das Riquezas que me foram dadas no nascimento,
Consistindo no poder de controlar e direcionar minha própria mente, 
Para quaisquer fins que eu desejar."

Napoleon Hill 




Blindagem

A mente é a blindagem do corpo...

Jonas O. Comin

12 novembro 2012

Viajantes cósmicos

"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias."
 
Deepak Chopra